Pesquisas Quali e Quanti: quais são as diferenças?

Atualizado: Ago 25


Parece pouca coisa, mas as diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas não são muito claras para boa parte das pessoas, sobretudo quando são considerados os aspectos teóricos de cada uma dessas abordagens.

Há confusões do tipo “perguntas abertas são qualitativas” e muitas outras. Não é bem assim. Em pesquisa de marketing o caráter qualitativo ou quantitativo é definido pela forma como abordamos os dados, pela lente utilizada para analisá-los.

Tenha em mente que os estudos qualitativos se utilizam de ferramentas diferentes das usadas nos estudos quantitativos. As bases conceituais e filosóficas são diferentes. O quadro abaixo tenta sintetizar essas diferenças de forma a proporcionar um entendimento mais completo a respeito:







A consideração das diferenças acima pode levar à ideia errônea de que os dois tipos de abordagem são conflitantes. Pelo contrário, são complementares, e podem verdadeiramente agregar mais utilidade e aprendizado aos estudos que se servem adequadamente desses dois paradigmas.


0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© Todos os direitos reservados.